Cerca de 6.400 casos de Covid-19 foram confirmados, em todo o estado, nos primeiros 23 dias de outubro, de acordo com o boletim semanal da doença divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Mesmo sem terminar o mês, os números já apontaram alta de 57% em relação aos dados contabilizados no mês setembro, que registrou 4.089 diagnósticos confirmados em todo o Paraná.

Os casos voltaram a subir depois de um período de queda nos meses de junho, com 2.820 casos, e julho, com 1.237.

O boletim estadual da Covid-19 contabilizou o registro de 28 mortes no mês de outubro, até o momento. Os dados de internações por síndromes respiratórias indicaram que, no início desta semana, 267 pessoas estão internadas, sendo 59 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 208 em enfermarias. Desse total, seis leitos de UTI e 24 de enfermaria são para pessoas com a Covid-19.

SAIBA MAIS:


Paraná perdeu 1,8 milhão de vacinas contra a Covid-19 por prazo de validade vencido

Paraná aplica 125 mil doses no Dia D de Vacinação

Apenas 23% das crianças entre 0 a 2 anos estão completamente vacinadas contra a Covid-19


O secretário da Saúde, Beto Preto, falou sobre esse aumento de casos.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também registrou aumento de casos de Covid-19. Foram quatro mortes em decorrência da doença, na semana de 11 a 17 de outubro, de pessoas com idades entre 59 e 99 anos. Segundo informações, as vítimas tinham comorbidades, mas nenhuma estava com a carteira de vacinação atualizada. Conforme a prefeitura, ainda que não seja alarmante o número de casos, os cuidados sanitários devem ser seguidos e o calendário vacinal precisa estar em dia.

Beto Preto ressaltou que os dados batem com outro índice que pode estar diretamente relacionado a alta de casos, que é a queda dos índices de vacinação anticovid.

Cerca de 6.400 casos de Covid-19 foram confirmados, em todo o estado, nos primeiros 23 dias de outubro. Foto: José Fernando OgurA /AEN

Segundo o Vacinômetro Nacional, o número de doses aplicadas tem caído gradativamente durante 2023 e a vacina bivalente, até o momento, não teve a adesão esperada. Apenas 1,6 milhão, dos mais de 9 milhões de paranaenses estimados pelo Ministério da Saúde como público-alvo, já se vacinaram, o que representa 17% da população apta a receber o imunizante.

Em Curitiba, as 103 unidades de saúde atendem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Basta procurar uma das unidades e atualizar a carteira de vacinação.