Apenas 23,37% das crianças entre 0 e 2 anos estão completamente vacinadas contra a Covid-19. A meta de cobertura vacinal é de 95%. Os dados constam no Relatório Detalhado do segundo quadrimestre, apresentado pela Secretaria da Saúde em audiência realizada pela Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira (17).
Segundo a secretaria de saúde um dos principais motivos para a baixa procura são os movimentos negacionistas. A secretaria também apresentou dados de cirurgias eletivas e os investimentos na Atenção Primária em Saúde do segundo quadrimestre DE 2023. Entre maio e agosto, houve 32.148 cirurgias eletivas, de média e alta complexidade, realizadas pelo SUS no Paraná, em um investimento de mais de R$ 62 milhões.
Até agosto, o Estado empenhou R$ 3,26 bilhões para programas, ações e serviços da área da saúde. Isso equivale a 10,8% dos 12% da receita líquida anual que os Estados precisam aplicar em saúde, conforme determina a Constituição Federal.
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Um dado apresentado também foi o alcance de 100% de cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que possuía uma meta de 97%. As ações de urgência realizadas por transporte aéreo somaram 1.094 atendimentos. Em relação à produção hospitalar de urgência e emergência, houve 134.908 procedimentos entre maio e agosto.
No sábado, 14 de outubro, o Paraná deu início à Campanha de Multivacinação do Ministério da Saúde. O objetivo é intensificar as coberturas vacinais que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização e, além disso, reforçar as campanhas vigentes (Covid-19 e Influenza), especialmente em crianças e adolescentes de até 15 anos. Neste (21) será o Dia D da mobilização estadual.
Com informações da AEN.