O Paraná ficou em primeiro lugar na produção de orgânicos do Brasil em 2023, com 3.911 produtores rurais com certificação orgânica, de acordo com o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Os produtos orgânicos passam por certificações que garantem que os produtos não passaram por processos químicos. Em Curitiba, o Mercado Municipal da cidade é um dos pontos de referência para as compras desses produtos.

E para os comerciantes que trabalham nesse setor do Mercado, os orgânicos fazem parte da forte demanda por produtos saudáveis e sustentáveis. Uma das vendedoras de produtos orgânicos no Mercado Municipal é Renata Freitas, ela conta que o público vem buscando por hábitos mais saudáveis.

Somente no período de janeiro a setembro, foram certificados 727 produtores, sendo 347 com o apoio do programa Paraná Mais Orgânico (PMO), que promove a capacitação gratuita de agricultores familiares em todo o território paranaense.

SAIBA MAIS:



São estes produtores que oferecem a matéria-prima para a produção de diversos produtos que vão além dos alimentos. Outro setor que está demandando desses agricultores é o de cuidados estéticos.

A farmacêutica e proprietária de uma loja de cosméticos orgânicos, Rose Bezecry, explica que o público-alvo vem crescendo. Segundo ela, os produtos orgânicos garantem a ausência de reações alérgicas, entre outros.

Além de serem livres de agrotóxicos, esses produtos também devem estar ausentes de insumos químicos sintéticos e práticas que comprometem a saúde humana, animal, das plantas e do solo. O processo de produção envolve todo o acompanhamento da matéria-prima até o produto final.

Mesmo com o crescimento da produção o Paraná e a posição em primeiro lugar no ranking, o setor orgânico ainda vê desafios. Em alguns casos o preço pode ser maior do que os produtos convencionais, além da menor disponibilidade. O ex-integrante da Associação da Promoção da Agroecologia no Paraná, Werner Fuchs, explica que a comercialização é diferente do que os produtos em massa.

No Mercado Municipal, são mais de 10 comerciantes na área de orgânicos. O local foi o primeiro do país na oferta de alimentos e outros produtos orgânicos em um mercado municipal.

No Paraná, são a certificação pode ser obtida pelo programa Paraná Mais Orgânico (PMO), que envolve 11 núcleos de certificação localizados em nove campus das universidades estaduais e no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR).