O governador Ratinho Junior participou neste sábado (14) do evento que marca o início das obras de duplicação da PR-151, entre Ponta Grossa (BR-376) e Palmeira (interseção com a PR-438), nos Campos Gerais. Serão duplicados 5,8 quilômetros da rodovia, com investimento de R$ 160 milhões da concessionária CCR.

O montante faz parte do acordo firmado pela concessionária com o Governo do Estado, o Ministério Público Federal (MPF) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) para liquidação das obras do antigo Anel de Integração. Antes disso, em outro acordo com o Estado, a CCR já havia concretizado diversas obras, entre elas viadutos em Ponta Grossa, Campo Largo e Piraí do Sul, duplicações em Imbaú e Ortigueira, e o acesso a Castro.

A duplicação da PR-151 tem como objetivo eliminar pontos críticos de acidentes e gargalos logísticos, melhorando os níveis de serviço, a segurança e o conforto para os usuários da rodovia. A obra contará com 700 metros de marginais, sete trechos elevados para garantir um fluxo constante de tráfego, recuperação de um viaduto e alargamento de outros dois, além de correção de uma curva. Toda a execução será em pavimento asfáltico.

Um dos benefícios da obra será o acesso ao aeroporto, que movimenta cerca de 1,6 mil pessoas todos os meses.

Além da duplicação, o Governo do Estado vai investir R$ 257 milhões para complementar a modernização entre Ponta Grossa e Palmeira. Da interseção com a PR-438 até o distrito urbano de Palmeira, na BR-277, o DER/PR vai executar 32,7 quilômetros de pavimentação de concreto.

Neste trecho, também está previsto o alargamento da ponte sobre o Rio Forquilha em 4,8 metros para incluir um passeio para pedestres e uma ciclovia bidirecional. Além disso, será construído um novo viaduto em Palmeira, no cruzamento da PR-151 com as ruas XV de Novembro, Manoel Ribas, Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.

O DER/PR já homologou o resultado da licitação. O próximo passo será a assinatura do contrato da obra com o Consórcio Palmeira, formado pelas empresas Castilho Engenharia e Empreendimentos S/A e Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda.