Neste sábado (21), a partir das 9h, tem visita guiada à Catedral Basílica de Curitiba. As inscrições devem ser feitas no site da Catedral.

Iniciadas em agosto de 2016, as visitas guiadas à Catedral Basílica de Curitiba são um roteiro de mediação que visa expor, explicar e discutir os aspectos históricos e artísticos do principal templo católico de Curitiba e que é, ao mesmo tempo, a instituição mais antiga da cidade (a Paróquia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, criada em 1668).

Na visita, os participantes conhecem os antecedentes da igreja (que envolve os dois templos anteriores), bem como aspectos da própria história da cidade; depois são levados a observar e conhecer todos os espaços que compõem o templo, observando neles vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas.

As visitas são mensais, totalmente gratuitas, e acontecem sempre em algum sábado do mês (quase sempre no terceiro), mas as datas são divulgadas na semana que as antecede nas redes sociais da Catedral Basílica. A visita tem duração aproximada de 2h45.

O mediador, Gabriel Forgati, é bacharel e Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná. Enfatiza-se, ainda, que a visita guiada não é estritamente religiosa e tampouco exclusivamente voltada ao público cristão católico; é um roteiro que privilegia a história e as artes, e que tem como pano de fundo a religiosidade católica que atravessa esses aspectos.

As inscrições são abertas sempre nas quartas-feiras que antecedem as visitas, às 12h.

As próximas edições de 2024 são:

– 17 de agosto

– 21 de setembro

– 19 de outubro

– 23 de novembro

– 14 de dezembro

Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação

Em 2023, as Visitas Guiadas à Catedral Basílica de Curitiba ganharam uma publicação que as materializa e as complementa. O livro “Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação”, do historiador Gabriel Forgati, reúne, em mais de 200 páginas, parte da trajetória histórica de mais 350 anos da instituição mais antiga de Curitiba, e capítulos destinados a expor e explicar seus espaços, vitrais, esculturas, mobiliário e pinturas.

Realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o Guia de Visitação buscar democratizar o acesso a uma pesquisa de dez anos sobre o principal templo católico de Curitiba e uma das construções mais emblemática da capital dos paranaenses.

Sobre o mediador

Gabriel Forgati é historiador, pesquisador e mediador cultural. Bacharel em História – Memória e Imagem (2020) e Mestre em História (2023) – Linha de pesquisa em Arte, Memória e Narrativa, ambos pela UFPR, foi Técnico do Arquivo da Catedral Basílica de Curitiba entre 2013 e 2020. Na mesma instituição realiza, desde ago/2016, visita mediada mensal e gratuita. É autor do livro “Catedral Basílica de Curitiba: guia de visitação”, publicado via Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba em 2023.