A expectativa era grande para este dia. Vivemos quase dois anos de uma estiagem severa.

No início deste ano o índice dos reservatórios estava próxima de 60%. No período mais crítico da seca, em meados de 2020, o volume médio dos reservatórios chegou a bater na casa dos 30%.

Com a média de reservação em 80,34%, a situação segue mais crítica hoje na barragem do Passaúna, que está com 62,92% da capacidade. Já o reservatório Iraí está com 86,09%. A barragem Piraquara I com 81,17% e Piraquara II com 98,98% da capacidade.

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19) o governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que a marca foi atingida com 60 dias de antecedência. Resultado do grande volume de chuvas dos últimos dias, mas também da mudança da cultura de consumo de água. As pessoas passaram a economizar mais.

Ratinho Junior garante que o rodízio não deve retornar entre 12 e 16 meses, mesmo que o volume de chuvas não esteja dentro da média.

Segundo Cláudio Stabile, presidente da Sanepar, será necessário retomar o rodízio, após esse período de um ano, quando os reservatórios estiverem entre 50 a 53% de reservação.

Mas, o retorno do abastecimento normal nesta semana não engloba a cidade de Colombo, segundo o gerente de Produção de Água da Sanepar, Fabio Basso.