Apenas 23% do público-alvo se vacinou contra a gripe no Paraná desde o início da Campanha de Vacinação Contra a Influenza, que começou em março deste ano.

Segundo os dados de monitoramento do Ministério da Saúde, foram aplicadas pouco mais de 915 mil doses no estado, sendo que mais de 4,5 milhões de pessoas podem se vacinar. Em Curitiba a cobertura vacinal está em 21%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O público prioritário da capital paranaense corresponde a 665 mil pessoas.

O biomédico e representante do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6º Região, Alisson Luiz Silva, explica que a redução na imunização vem aumentando nos últimos anos.

A maior preocupação das autoridades é com o aumento na procura por atendimentos durante os próximos meses, que é quando começa o inverno. A enfermeira e professora o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Camila Pawelski, lembra que a vacinação evita o surgimento de novas epidemias.

Os sintomas da gripe costumam variar bastante conforme a intensidade da doença e costumam incluir dor de cabeça, dor de garganta, febre e tosse. O clínico geral, Leandro Schimmelpfeng, explica que o sistema imunológico demora até seis semanas após a vacinação para chegar ao melhor nível de proteção.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. Fazem parte do público-alvo da vacinação pelos SUS as gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses aos seis anos de idade; povos indígenas; caminhoneiros; trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas.

As vacinas estão disponíveis em 104 unidades de saúde de Curitiba. A Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho é a única das 104 unidades que não vacina crianças. As demais vacinam todos os públicos. Os endereços podem ser conferidos no site Imuniza Já.

Pessoas que não fazem parte do público podem se vacinar em clínicas particulares que oferecem o imunizante. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.