ATUALIZADO ÀS 20h35

Com dez pontos em cinco rodadas, o Athletico assumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro, neste domingo (5). Aproveitando a expulsão do vascaíno Hugo Moura, logo aos 15 minutos do primeiro tempo, o rubro-negro derrotou o Vasco por 1 a 0, com um gol de Erick, e ainda disparou quatro bolas na trave adversária.

Também neste domingo, no Engenhão, no Rio de Janeiro, o então líder Botafogo perdeu para o Bahia, por 2 a 1, e desceu para a terceira posição, com nove pontos. O Bahia subiu para o segundo lugar, com dez, mas ficou atrás do time paranaense no saldo de gols, por 4 a 2.

O Athletico dominou o 1º tempo. Agressivo, o Furacão não deixava o Vasco respirar. O time comandado pelo técnico Cuca chegou a colocar três bolas na trave da meta defendida pelo goleiro Léo Jardim (as finalizações foram de Erick, Pablo e Julimar). Para piorar, a expulsão do volante Hugo Moura, ex-Athletico, deixou a situação do time carioca ainda mais difícil. De tanto pressionar, o Furacão abriu o placar aos 25 minutos. Gamarra deu lançamento para Lucas Esquivel, que tocou para Erick. Na frente do gol, ele não desperdiçou. Ainda houve tempo da arbitragem anular um gol de Pablo, aos 38, por falta de Zapelli na origem da jogada.

No 2º tempo, o jogo ficou mais equilibrado. Ainda dominante, mas sem ser tão ofensivo, o Athletico chegou a ceder alguns espaços para o Vasco, que voltou melhor do intervalo. O time carioca criou algumas chances e até marcou um gol, com Vegetti, anulado por impedimento. Ainda sim, as melhores oportunidades foram do Furacão que, em chute na trave de Zapelli e em finalização perigosa de Cuello, esta obrigando o goleiro Léo Jardim a fazer grande defesa, poderia ter aumentado a vantagem. No fim, o Vasco até tentou ensaiar uma nova pressão, mas insuficiente. Terceira vitória do Furacão no Brasileirão (antes, contra Cuiabá e Internacional).