A Repar, Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, é uma das 13 unidades nacionais de transformação da Petrobrás e responde por cerca de 12% da produção brasileira de derivados de petróleo, atendendo principalmente os mercados do Paraná, Santa Catarina, Sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Entre os principais produtos vendidos estão gasolina, óleo diesel e asfalto, afetados em cheio pela crise internacional nas indústrias petrolíferas.

O medo de desabastecimento fez com que filas se formassem no pátio da Repar. O motorista Arnado Melo, passou mais de 8 horas aguardando a liberação de uma carga e voltou com o caminhão-tanque vazio.

Alguns produtos já estariam sendo racionados, de acordo com o dono de uma transportadora que trabalha com a distribuição de óleo diesel voltado ao abastecimento de caminhões. Geraldo Barbosa explica que os estoques deste tipo de óleo estão baixos.

O empresário conta que a possibilidade de desabastecimento vem sendo denunciada pelo sindicato nacional que representa a categoria. Na prática, a falta do produto poderá causar a paralisação de frotas inteiras.

A ANT – Agência Nacional dos Transportes, informou por meio de nota que monitora eventuais riscos que possam causar impactos no abastecimento.