Pessoas que desejam prestar serviços de forma autônoma por meio do registro de Microempreendedor Individual (MEI) podem participar de uma série de mutirões tira-dúvidas nos dias 14, 21, 23 e 28 de maio em Curitiba. A ação ocorre em diferentes bairros da capital a cada data. O objetivo é auxiliar as pessoas já cadastradas que estejam com alguma dificuldade e também alertar os interessados no registro MEI sobre as regras impostas para a criação de um CNPJ por meio desse processo.

De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Rodrigo Feyerabend, é preciso tomar cuidado com alguns impedimentos para o registro autônomo. Ao todo, o MEI abrange aproximadamente 500 atividades econômicas.

De acordo com a Junta Comercial do Paraná, podem ser MEI pessoas com faturamento anual de até R$ 81 mil. Além disso, não é permitida a participação como sócio, administrador ou titular de outra empresa.
O consultor também alerta que a obtenção do registro é apenas o primeiro passo para quem deseja formalizar o negócio próprio.

SAIBA MAIS:



Segundo ele, a maior parte das pessoas que participam dos mutirões possuem boa capacitação, mas sentem dificuldade com a gestão e o planejamento da empresa.

Apenas em Curitiba, há mais de 200 mil registros MEI, de acordo com o Relatório Estatístico dos MEIs da Receita Federal. Em todo o Paraná, esse número sobre para 1,19 milhão.

O cadastro para Microempreendedor Individual pode ser realizado pelo site do Governo Federal: https://www.gov.br/pt-br/servicos/realizar-registro-como-microempreendedor-individual-mei

Confira as datas e locais de atendimento:

  • 14/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213), das 9h às 17h
  • 21/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430), das 9h às 17h
  • 23/5 (quinta-feira) – Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba (R. da Paz, 608), das 9h às 17h
  • 28/5 (terça-feira) – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033), das 9h às 17h