Descarte correto do lixo e limpeza de objetos com água parada são as principais atividades que garantem a redução da proliferação do mosquito da dengue. Infelizmente, a alta quantidade de focos espalhados nas cidades dificultam a eliminação total dos criadouros.

É nesse momento que cada cidadão tem um papel importante no combate à doença. Para sensibilizar as pessoas sobre o assunto, um jogo virtual desenvolvido no Paraná está convidando os moradores a compartilharem seus trabalhos para eliminar o mosquito.

SAIBA MAIS:



Por meio de um aplicativo, o usuário pode registrar duas fotos para cada ação: uma imagem do possível foco do mosquito e outra foto mostrando o mesmo local após a limpeza ou eliminação dos objetos. O objetivo, segundo a analista de saúde do Sesc-PR, Kelly Regina Mafra, é criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito. Segundo ela, as informações enviadas por meio de aplicativo são validadas e, posteriormente, os usuários acumulam pontos por cada ação realizada.

 

No ano passado, a equipe responsável pela campanha estima que mais de 300 mil focos de dengue foram eliminados com a participação de mais de 10 mil usuários no jogo. Para a analista, o projeto conseguiu conscientizar a população de que a responsabilidade em combater a doença não é apenas dos órgãos públicos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os municípios que apresentam mais confirmações são Apucarana, Londrina e Ivaiporã. Mesmo assim as regiões menos afetadas também precisam do mesmo cuidado. A participante Vera Lucia de Oliveira, é uma das mais ativas do jogo. Moradora de Quatro-Barras, ela conta que costuma encontrar diversos criadouros do mosquito em terrenos baldios.

Ao longo da campanha, também serão divulgadas missões para aumentar o engajamento da população. As atividades especiais, com data e hora para começar e terminar, vão multiplicar os pontos dos participantes que realizarem aquela ação específica durante o período.

A premiação será feita aos seis primeiros colocados da categoria individual estadual, que ganharão hospedagens em um hotel em Caiobá. Todas as informações sobre o jogo estão no site sescpr.com.br/contradengue.