A Secretaria Municipal de Saúde informou que quase 50 mil pessoas se vacinaram contra a gripe em Curitiba após a decisão de ampliar a cobertura vacinal para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. Desde 25 de março, mais de 240 mil pessoas foram imunizadas.

Desde 2 de maio, a imunização, que era restrita aos grupos prioritários, passou a ser liberada também para outras pessoas. A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Batistella, informou que a ampliação deve refletir na melhora da cobertura vacinal.

Até 5 de maio, a prefeitura informou ter vacinado 35% dos grupos prioritários que contemplam idosos, crianças, gestantes e mulheres no pós-parto. A campanha de imunização segue até 31 de maio.

Os números indicam que a cobertura vacinal está em 39% para os idosos; 22% para as crianças; 22% para gestantes e 17% para as mulheres que estão no pós-parto. Os índices seguem abaixo do ideal. A secretária falou sobre como a vacinação ajuda a diminuir os índices de hospitalização.

A vacinação em Curitiba está disponível nas 108 Unidades de Saúde. Na unidade Ouvidor Pardinho, a vacinação não é aplicada em crianças. A orientação é para que as pessoas se vacinem antes da chegada do frio, para se protegerem de doenças respiratórias.