Um homem de 39 anos praticava parapente quando acabou caindo no chão durante a tarde de domingo (22). Segundo o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), ele foi socorrido com lesões graves na coluna cervical e na pelve. A equipe precisou realizar o resgate com ajuda de um helicóptero, já que a ocorrência foi registrada na Cordilheira do Santana, em Rio Branco do Sul, cidade da região metropolitana de Curitiba.

Segundo o Tenente Alexandre Bettiol Ferelli, do BPMOA, que atendeu a ocorrência, o acidente aconteceu depois que o homem tentou voltar ao topo do morro.

 

A vítima foi encaminhada para o Hospital do Rocio em Campo Largo para receber atendimento médico, mas não corre risco de morte. Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, a temporada de práticas de esportes em montanhas começou em maio, devido às condições climáticas favoráveis. A Clcapitã Thayane Lima relata que já passou de uma dezena o número de ocorrências somente em 2022.

 

Locais de práticas de esportes como parapente e até escalada exigem cuidados específicos, que vão da roupa adequada à orientação guiada.

 

Em caso de emergências, o resgate pelo Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.