A entrega do Plano Plurianual (PPA) feita na Assembleia Legislativa (Alep) mostrou que o Governo do Paraná pretende utilizar os valores arrecadados com a venda das ações da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em obras de infraestrutura no estado. De acordo com o secretário do Planejamento, Guto Silva, os cerca de R$3 bilhões serão utilizados para construção de casas, escolas e obras em rodovias.

O governo pretende apresentar um painel de monitoramento para que os valores empregados possam ser fiscalizados pela população. Apenas obras do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER) na área de desenvolvimento e infraestrutura somam um investimento previsto de R$ 1,5 bilhão. Por questões técnicas, o secretário explica que o uso dos valores precisa estar dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que não existam irregularidades.

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Em nota, o TCE afirmou que deve “fiscalizar a correta aplicação dos recursos de Capital oriundos da venda de ações da Copel” e que “o documento foi encaminhado para análise da Coordenadoria Geral de Fiscalização, sendo que os recursos somente poderão ser empregados em obras ou serviços de características estaduais”.

Entre as obras que devem receber os recursos da Copel, estão a ampliação de escolas da rede estadual, a construção de novas habitações, além da duplicação, ampliação e reparo da pavimentação em rodovias estaduais principalmente no interior do estado.

Ainda conforme a nota do Tribunal de Contas do Estado, há a possibilidade para o remanejamento dos recursos uma vez que a “marcação seria apenas gerencial” e por isso abre “perspectiva de remanejamento”.

Confira a lista dos investimentos previstos com orçamento arrecadado na venda das ações da Copel:

– Ampliação de escolas para a Rede Estadual de educação para suprir déficit de vagas
– Construção de Escolas do Futuro para a Rede Estadual
– Construção de novas unidades habitacionais, melhorias ou reformas, para famílias do meio urbano
– Ampliação do Programa Asfalto Novo, Vida Nova
– Correção de curva da PR-218, em Paranavaí
– Duplicação e restauração da rodovia PR-170/PRC-466, Pitanga-Turvo
– Implantação da rodovia municipal de Lagoinhas/Saltinho, em Tijucas do sul
– Pavimentação da PR-510/PR-512, Balsa Nova – Mariental
– Pavimentação das rodovias PR-574 e PR-575 – Jotaesse – Palmitópolis – Cafelândia
– Restauração da entrada da BR-277 – Barragem Foz do Areia, em Pinhão
– Restauração da PR-170 – Divisa PR/SP (Porto Capim) a entroncamento PR-323 (Rolândia)
– Restauração da rodovia PR-488, Céu Azul – Vera Cruz do Oeste
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-239 e PR-317 – Assis Chateaubriand, Bragantina, Toledo, incluindo o Contorno Oeste de Toledo
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-272, Mauá da Serra – Porto Ubá
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-317, entroncamento da PR-542 (Nossa Senhora das Graças) à Iguaraçu – Lote 2
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-461, Nova Esperança – Lobato – Lote 1
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-317, Rio Paranapanema – Nossa Senhora das Graças – Lote 1
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-463, do entroncamento da PR-461 (Lobato) ao entroncamento PR-317 (Santo Inácio) – Lote 2
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-487 de Campo Mourão ao Rio Muquilão – Lote 02
– Restauração e ampliação de capacidade da PR-487 e PR-460 – Lote 1, Rio Muquilão à Pitanga
– Restauração e ampliação de capacidade da PRC-466, acesso a Furnas e Pitanga – Lote 05
– Restauração e ampliação de capacidade da PRC-466, Porto Ubá a Acesso a Furnas