Estudos técnicos para a descarbonização e soluções sustentáveis para a construção civil fizeram parte de um evento promovido pelo Grupo RAC, nesta quarta-feira (15), no Habitat Senai Corporações de Curitiba.
O objetivo do evento foi unir os estudos sobre o futuro de uma construção civil mais limpa com as experiências de diferentes fornecedores do setor. A ideia é encontrar formas de investir no setor e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de materiais prejudiciais ao meio ambiente e responsáveis pelo aumento do efeito estufa.
De acordo com a coordenadora de sustentabilidade coorporativa do Grupo RAC, Julia Berticelli Basso, os estudos possibilitam identificar o impacto das operações na indústria da construção para entregar cada vez mais projetos carbono zero.
Os estudos de sustentabilidade no ambiente da construção civil avaliam desde o canteiro de obras até inovações elétricas, mecânicas, hidráulicas e paisagismo, por exemplo. Segundo Beatrice Fontolan, do setor de sustentabilidade coorporativa do Grupo RAC, a troca de experiências com outras empresas permite rastrear as melhores formas de colocar os estudos em prática.
Outra preocupação com o futuro da construção civil é com o descarte de materiais utilizados nos processos de construção. De acordo com Laura Ribeiro, que trabalha na área de produtos para construção da Saint-Gobain, está crescendo a demanda do mercado por empresas com certificados de sustentabilidade que desenvolvem maneiras de reduzir o excesso de produtos utilizados.
O evento fez parte de discussões sobre ESG, do inglês Environmental, Social and Governance. A sigla promove como desenvolvimento sustentável três pilares: Meio Ambiente, Social e Governança. Empresas que investem em soluções ESG trabalham para buscar soluções que permitam inovação e desenvolvimento em suas respectivas áreas de estudo sem prejudicar o meio ambiente.