Os alunos residentes em cidades impactadas pelas fortes chuvas no Paraná vão poder realizar o Enem em uma data diferente. A decisão é do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e atende a um pedido da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

O Inep alegou que as situações serão analisadas caso a caso e que os inscritos que eventualmente não puderem comparecer ao local designado no dia do Exame ou que se sintam prejudicados devido à situação das chuvas e inundações ocorridas no Estado do Paraná precisam solicitar a reaplicação.

Quando fez o pedido de mudança de data, o secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, tinha dito que ainda há escolas inundadas ou que estão servindo como alojamento.

O Inep vai disponibilizar, na página do participante (enem.inep.gov.br/participante) uma aba específica para que esses inscritos realizem a solicitação e submetam seus pedidos para análise. Os casos serão avaliados individualmente e os fatos serão verificados junto à instituição aplicadora.

SAIBA MAIS:



Ainda segundo o Inep, o sistema receberá as informações no período de 13 a 17 de novembro, e, caso fique comprovado que houve prejuízo, o participante poderá realizar as provas em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. Com isso, o INEP entende que a metodologia de verificação dos resultados do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes.

Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Paraná disse que a decisão vem ao encontro do compromisso com o bem-estar dos estudantes afetados por essas circunstâncias.

A data de realização do Enem está mantida no Paraná, permanecendo a aplicação oficial da primeira fase do exame agendada para este domingo (05) a todos os alunos, sendo aberta essa possibilidade de reaplicação àqueles afetados pelas enchentes no estado.

Neste ano, 3,9 milhões de estudantes se inscreveram no Enem. No Paraná, 166 mil pessoas irão realizar as provas.

Com informações da Secretaria Estadual de Educação e INEP.