O Paraná tem 166.514 pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O número representa 4,2% dos quase 4 milhões em todo o Brasil. As provas começam a ser realizadas no dia 5 de novembro, com a primeira parte do teste. O segundo dia de prova acontece em 12 de novembro. Os candidatos já tiveram acesso aos seus cartões de confirmação de inscrição, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em outubro.

Com o documento de acesso em mãos, o candidato tem o número de inscrição, além de data, hora e local das provas. O acesso deve ser feito por meio do login único da plataforma gov.br. 

Ana Luiza Mendes de Oliveira tem 17 anos e tem o sonho de ingressar na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no curso de psicologia. Ela se preparou como pode para realizar a prova que pode dar acesso ao ensino superior.

O professor Marlus Geronasso, diretor-presidente do Instituto Eureka, explica que o Enem é uma das principais formas de conseguir entrar para uma universidade e que hoje ele significa poder não só ingressar em instituições públicas, mas também naquelas privadas com bolsas de estudo.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Matemática e suas tecnologias. Ao todo, são 180 questões objetivas e uma redação. O professor dá dicas de como se sair bem no teste.