Ao todo, serão destinados mais de R$ 4 milhões para o atendimento da população em situação de rua em 58 cidades paranaenses, que registram todos os anos temperaturas muitos baixas durante o inverno, segundo a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O mapeamento das cidades mais frias foi feito pela Defesa Civil Estadual.

A ação é feita em parceria com o Conselho Estadual da Assistência Social do Paraná (Ceas-PR), que definiu o valor dos recursos empregados nessa ação e também faz o monitoramento dos serviços socioassistenciais, além da Superintendência Geral de Ação Solidária, que promove práticas solidárias e o voluntariado.

Os municípios podem destinar os recursos para diversas medidas assistenciais, como acolhimento provisório na rede hoteleira; implantação e manutenção de alojamentos provisórios, de forma direta ou por meio de parcerias com Organizações da Sociedade Civil; ampliação de vagas de atendimento nas unidades de acolhimento institucional; concessão de benefícios eventuais por vulnerabilidade temporária, conforme regulamentação local; e intensificar ações do Serviço Especializado em Abordagem Social.