A consulta pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025 termina no dia 31 de maio. A população pode opinar sobre o planejamento do Executivo para os R$14,29 bilhões em gastos no ano que vem.

Neste ano, não haverá urnas físicas nas administrações regionais de Curitiba, apenas na sede do Legislativo, nas duas entradas da Câmara de Curitiba. Nos bairros, será divulgado o QR Code para o formulário eletrônico que centralizará a coleta de sugestões da população para o planejamento orçamentário da cidade.

SAIBA MAIS:



Os moradores de Curitiba podem fazer uma indicação de área prioritária, dentre 11 opções: (Assistência Social, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Esporte e Lazer, Habitação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Obras, Saúde, Segurança, e Transporte).

Essa consulta pública é a última fase de participação da população sobre as prioridades e sugestões de melhorias na cidade. Entre abril e maio, mais de 3 mil pessoas compareceram às 20 reuniões de bairros do programa Fala Curitiba, que também tinha como objetivo coletar sugestões dos curitibanos em diversas áreas.

Em entrevista à CBN Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel explicou que as sugestões mais votadas em cada regional vão fazer parte da Lei Orçamentária Anual 2025.

Edite Teresinha Marinho participou de uma edição do Fala Curitiba no começo de maio. Ela mora há mais de 50 anos no bairro Rebouças e sempre participa das reuniões. De acordo com ela, esse momento representa bastante para moradores e a cidade em geral.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias fixa limites à Lei Orçamentária Anual, antecipando à população, no primeiro semestre, onde o Executivo planeja gastar os recursos públicos. E as metas da LDO se reportam àquelas contidas no Plano Plurianual (PPA), com os programas de governo.

A previsão é que o resultado seja tornado público no dia 5 de junho. Na mesma audiência, a Prefeitura de Curitiba estará presente, expondo os principais dados da LDO 2025. A votação em plenário está prevista para os dias 27 e 28 de junho.

O formulário para participar está no site curitiba.pr.leg.br: https://www.curitiba.pr.leg.br/atividade-parlamentar/ciclo-orcamentario/consulta-publica