Mais de 4 milhões de metros de cabos de telecomunicações foram roubados ou furtados em 2021 em todo o Brasil. O Paraná é o segundo estado no ranking dos mais prejudicados. No estado 608,5 mil metros de cabos foram furtados ou roubados em 2021, segundo dados da Conexis Brasil Digital.
Wendell Oliveira, presidente da Copel Telecom, rebatizada agora de Ligga, diz que o prejuízo da companhia aqui no Paraná pode chega a R$ 20 milhões em apenas seis meses com as ocorrências de furtos e roubos.

Wendell Oliveira destaca que cabos desse tipo não têm valor de mercado para quem furta. Fica mesmo o prejuízo para a empresa e os clientes.

Para o presidente da Ligga Telecom, legislações específicas podem ajudar a resolver o problema.

A Ligga Telecom prevê para os próximos meses, criar um canal com a população para denúncias diretas sobre os furtos de cabos.
DADOS
No caso do dado do Brasil, mais de 4 milhões de metros de cabos furtados, a quantidade, por mais um ano, seria suficiente para cobrir a distância entre o Oiapoque, no extremo norte do Brasil, até Chuí, no extremo sul. As ações criminosas deixaram mais de 6 milhões de clientes sem acesso a serviços de comunicação em todo o país.

São Paulo é o estado que mais sofre com o roubo e furto de cabos de telecomunicações. Durante o ano passado foram furtados 1,081milhão de metros.
Paraná em segundo lugar, seguido pelo Rio de Janeiro, com 504,1 mil metros. No Rio Grande do Sul, estado que ocupou a quarta posição, a quantidade de cabos furtados aumentou 75% em 2021 na comparação com 2020, passando de 187.676 metros para 328.959 metros.