A Portos do Paraná deu continuidade à audiência pública para receber da comunidade contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento do Projeto Cais Leste (“Moegão”).

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, explicou, durante entrevista à CBN Curitiba no sábado (06 de novembro), que o Projeto propõe a centralização da descarga ferroviária em uma moega exclusiva, com reestruturação rodoferroviária dos acessos dos Terminais da Região Leste do Porto de Paranaguá. O objetivo é otimizar a capacidade de recepção de cargas em ambos os modais, rodo e ferroviário.

Atualmente, no Porto de Paranaguá, como na maioria dos portos brasileiros, cada terminal tem seu acesso ferroviário próprio. São 11 terminais de exportação de granéis sólidos que operam no Corredor Leste, mas nem todos têm desvio ferroviário.

O projeto prevê aumentar dos quase 550 vagões – que atualmente são descarregados, por dia, no Corredor Leste – para quase 900. Serão quase 300 em cada uma das três linhas por dia.

Durante a entrevista o diretor-presidente da Portos do Paraná também falou sobre as atividades de derrocagem na Pedra da Palangana. Cerca de 80% da operação já foi finalizada.

Luiz Fernando destacou também que há um controle ambiental sendo feito neste momento de operação de derrocagem.

Segundo a Portos do Paraná o processo de derrocagem é necessário, pois a presença de pedras na região prejudica a navegação, além de trazer risco ambiental, em caso de acidente. A profundidade atual, no trecho mais crítico, é inferior a 12 metros. Com a atualização, a expectativa é que passe para 14,6 metros. Para a operação a empresa contratou um consórcio, por meio de licitação. O custo é de R$ 23 milhões.