Os sócios do Coritiba vão decidir nesta quinta-feira (23) se autorizam o alviverde a adotar o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A votação, de forma online, acontece entre 10h e 14h.

Em entrevista à CBN Curitiba nesta quarta (22), o vice-presidente Glenn Stenger defendeu o modelo: “É a única alternativa em que o clube pode continuar viável. Esta sociedade anônima do futebol fará com que o Coritiba consiga tratar a dívida que tem. Hoje, o endividamento consome todos os recursos que poderíamos investir no futebol”.

Glenn falou sobre a dificuldade de atrair investidores no sistema atual de clube associativo: “Troca-se o presidente de dois em dois anos, de três em três anos, a filosofia muda e isto faz com que o investidor não tenha segurança para colocar dinheiro”.

O dirigente frisou que o nome Coritiba Foot Ball Club e os símbolos, como as cores verde e branca, não vão sofrer alteração. “O clube permanece inalterado, mas as atividades do futebol são transferidas para a SAF e por ela administradas. Num primeiro momento, 100% das ações da SAF serão do Coritiba Foot Ball Club. Depois, será regulamentado o estatuto da sociedade. Os diretores poderão ser responsabilizados cível e criminalmente por atitudes que não sejam legais”.

Este mesmo tipo de consulta aconteceu no Athletico, no dia 11 de novembro, e foi aprovada por 4.591 sócios, 89% dos que participaram da votação. A criação de uma sociedade anônima para administrar o futebol rubro-negro está prevista para o próximo ano, assim como a do Coritiba, caso a ideia tenha o aval dos associados do alviverde nesta quinta.