Único dos 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro que ainda não venceu fora de casa, o Coritiba perdeu para o Flamengo, por 2 a 0, neste sábado (16) em Brasília. O zagueiro Gustavo Henrique e o meia Diego definiram o placar no primeiro tempo, após cobranças de escanteio.

Com este resultado, o campeão paranaense saiu do estádio Mané Garrincha em 15º lugar, com 19 pontos em 17 partidas, e ameaçado de entrar na zona de rebaixamento com os resultados deste domingo (17). O retrospecto coxa-branca fora do Couto Pereira inclui oito viagens, dois empates e seis derrotas.

Agora na sétima posição, com 24 pontos, o Flamengo não contou neste sábado com o zagueiro Rodrigo Caio, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo, com o atacante Gabriel, o Gabigol, que cumpriu suspensão, e poupou no primeiro tempo os meias Everton Ribeiro e Arrascaeta (ambos entraram durante a etapa final).

Mesmo sem alguns de seus principais jogadores, a equipe carioca não teve dificuldades para vencer. Aos 12 minutos, Lázaro cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e Gustavo Henrique cabeceou certeiro. Aos 22, Marinho cobrou pelo lado direito, Pedro desviou de cabeça e Diego ampliou a vantagem com o pé direito.

No final do primeiro tempo o Coritiba esboçou reação: um disparo de Egídio e uma tentativa de Léo Gamalho, de cabeça, passaram perto da meta. No entanto, o Flamengo pressionou muito mais na segunda etapa: Pedro parou no goleiro Alex Muralha e finalizações de Marinho e Vitinho saíram pela linha de fundo, assustando o time paranaense.

O Coritiba só retornou ao ataque com perigo aos 42 minutos, em uma jogada individual de Alef Manga, que passou por dois adversários e acertou a trave direita do goleiro Santos.

O jogo deste sábado não aconteceu no Maracanã por causa da reforma do gramado do estádio carioca. Na 18ª rodada, o Coritiba vai enfrentar o Corinthians, quarta-feira (20), às 21h30, na Neo Química Arena, na capital paulista.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Série A – 17ª rodada

Sábado, 16/7 – 19h – Mané Garrincha, em Brasília

FLAMENGO 2 x 0 CORITIBA

Gols, ambos no 1º tempo: Gustavo Henrique aos 12 minutos e Diego aos 22

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira, todos de São Paulo

Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina

Público: 33.778 pagantes

Flamengo: Santos; Matheuzinho, Pablo , Gustavo Henrique e Ayrton Lucas; João Gomes (Everton Ribeiro), Diego, Victor Hugo (Thiago Maia) e Lázaro (Arrascaeta); Marinho (Matheus França) e Pedro (Vitinho); técnico: Dorival Júnior.

Coritiba: Alex Muralha; Matheus Alexandre (Natanael), Guillermo, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias (Bernardo), Matias Galarza (Régis) e Val (Thonny Anderson); Igor Paixão, Léo Gamalho e Adrián Martinez (Alef Manga); técnico: Gustavo Morínigo.