O diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol, afirmou durante um painel no Fórum de Energia realizado pelo LIDE Paraná, nesta quarta-feira (27), em Curitiba, que a redução do preço da tarifa de eletricidade no estado pode variar de 20% a 40% para quem aderir ao projeto Copel Mercado Livre. O evento reuniu autoridades, líderes empresariais e representantes do setor energético.

Durante a fala, o diretor salientou que a iniciativa criada pela empresa para atuar na negociação do valor da tarifa diretamente com empresários de vários setores irá revolucionar a maneira como o abastecimento é cobrado. A iniciativa prevê redução de custos, energia sob medida e até investimentos em fontes renováveis. Os empresários poderão escolher o fornecedor de energia de sua preferência, diminuindo o valor da tarifa para esse grupo.

SAIBA MAIS:


Presidente da Copel diz que transformação em corporação dará mais liberdade à empresa

Copel vai contratar assessorias para “desinvestimento” na Compagas


Em julho, a Copel deixou de ser uma empresa estatal para assumir o formato de corporação. Na época, a iniciativa foi aprovada na Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas e era parte do processo de transformação da companhia. A medida era parte do pacote demudanças proposto pelo governo Ratinho Junior (PSD) no final do ano passado.

Foto: Jonathan Campos/AEN

As modificações foram aprovadas na Assembleia Legislativa por 38 votos a 13. A medida prevê que acionistas invistam na companhia, porém, o governo do Paraná tem ação preferencial na tomada de decisões. A alteração, segundo o diretor da empresa, promoveu iniciativas para possibilitar a redução no preço da conta de energia para o contribuinte.

O presidente da Copel, Daniel Slaviero, afirmou que a transformação da estatal em corporação irá atrair investimentos. Ele destacou que, nos últimos cinco anos, mais de R$ 7 bilhões foram investidos para reforço de linhas, o que deve atrair desenvolvimento no Paraná.

Imagem: Bruno de Oliveira/CBN Curitiba.

Outra empresa participante do evento é a Compagas. O presidente, Rafael Lamastra Júnior, disse que a empresa terá maior liberdade para executar uma série de investimentos. Ele apontou ainda que a companhia tem investido em uma série de inovações para realizar o processo de transição energética.

Imagem: Bruno de Oliveira/CBN Curitiba.

A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, falou sobre a realização do Fórum de Energia. O estado é considerado referência no setor e ambiente favorável para a implantação de novas tecnologias que poderão transformar o mercado nos próximos anos.

Imagem: Bruno de Oliveira/CBN Curitiba.

O LIDE Paraná é uma iniciativa que procura conectar líderes empresarias para fortalecer a livre iniciativa e promover o desenvolvimento social e econômico.