CULTURA E DIVERSÃO| Dia de Agenda Cultural com a jornalista Andressa Tavares! Ligue o som e confira as atrações em cartaz nesse final de semana em Curitiba. E se você tiver sugestões, envie para o e-mail [email protected]

Agenda:

– Termina neste final de semana o espetáculo “Estilhaços e […] algo assim”, da Uma (Certa) Cia, no auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural. Após 10 anos de sua estreia, a peça retornou aos palcos no dia 25 de junho e encerra neste domingo (3). A dramaturgia de Leó Motta foi criada a partir da composição entre as escritas individuais do ator e das atrizes, com base em registros de memórias pessoais da infância, e é o primeiro trabalho da companhia curitibana destinado à família. Sábado e domingo, às 15h. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados 1h antes na bilheteria do teatro – endereço: Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde.

– Nesta sexta-feira (1), às 19h, a bailarina Patrícia Machado e o fotógrafo Tom Lisboa vão lançar o livro “(codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares”, na Galeria Soma. O livro proporciona uma experiência audiovisual e revela espaços afetivos de Assis Chateaubriand, Lapa, Jacarezinho e Prudentópolis, interior do Paraná. A história é contada de uma forma bem singular, com depoimentos, fotografias e QR Codes que transferem o leitor para uma experiência dançada em cada um dos locais escolhidos. Além da equipe de criação e técnica, alguns participantes do projeto estarão no evento. Entrada gratuita e não precisa de inscrição prévia.

– Sérgio Reis, Renato Teixeira e Padre Alessandro Campos desembarcam amanhã (2), em Curitiba, com a turnê nacional “Romaria – Trilhas da Fé”. O show será no Teatro Positivo, com início programado às 20h. O trio decidiu trilhar o caminho da fé e levar ao público uma experiência inédita, única e sensorial de fé, mostrando que apesar de todas as diferenças, as pessoas podem cantar juntas uma mesma canção. Os ingressos estão à venda no site diskingressos.com.br, e variam de 80 a 360 reais, de acordo com o setor e modalidade.

– CPM 22 se apresenta neste domingo (3), às 19h, no Teatro Positivo. A banda brasileira de hardcore, formada em 1995 em Barueri, São Paulo, é formada por  Badauí (vocal), Luciano (guitarra), Phil (guitarra), Daniel (Bateria) e Ali (Baixo). Foi uma das poucas bandas nacionais de hardcore a ganhar um disco de ouro e fazer sucesso no mainstream, e com isso, abriu as portas para uma nova geração de bandas brasileiras de rock. A classificação do show é 16 anos e os ingressos podem ser comprados no diskingressos.com.br – os preços variam de 50 a 220 reais.

– A 8ª Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais será neste final de semana, sábado e domingo, das 14h às 21h, na Cinemateca de Curitiba. O evento gratuito contará com filmes do Brasil e de mais de 10 países, que abordam as diversas fases da relação entre humanos e animais em todos os seus aspectos, sejam eles de cooperação ou de exploração. Além disso, os participantes terão acesso a uma feira de produtos livres de exploração animal, com opções de comida, bebida e produtos artesanais. A Cinemateca fica na rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.

– A Orquestra Filarmônica da UniCesumar apresenta, neste domingo (3), o concerto “O Fantasma da Ópera”, no Teatro Guaíra, às 19h. O espetáculo contará com a participação de solistas e do Grupo Vocal da UniCesumar, com a regência do maestro Davi Oliveira. O repertório é inspirado na obra de Andrew Lloyd Webber e é ambientado em uma ópera parisiense, transportando o público para a cidade luz para testemunhar as emoções do amor, da dor e da vida. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 17h na bilheteria do teatro.

– A capital paranaense recebe amanhã (2), das 11h às 19h, o Blues Jazz Brasil Festival, o maior evento de blues e jazz do Brasil. Com uma programação de oito horas, o festival vai reunir atrações nacionais e internacionais, como Renato Borghetti, Hélio Brandão Sexteto, a banda argentina Escalandrum e estrela norte-americana Tia Carroll. Sendo a sétima edição em Curitiba, a apresentação será na área externa do Jockey Eventos e a entrada é gratuita. A ideia do evento é proporcionar um dia diferente ao público e somar a música de qualidade com atividades para todas as idades. Entre no site bluesjazzbrasil.com e confira a programação completa.

Por Andressa Tavares e Juliana Henzch