O Athletico estreia na Copa Libertadores da América, nesta terça-feira (5), contra o Caracas, na capital da Venezuela, às 19h15, pelo horário de Brasília. Esta é a oitava participação do rubro-negro na principal competição do futebol sul-americano, que paga US$ 3 milhões (cerca de R$ 14 milhões na cotação atual) para cada um dos 32 clubes da fase de grupos. O time paranaense se classificou diretamente para esta fase da Libertadores ao vencer a Copa Sul-Americana no ano passado.

A equipe do técnico Alberto Valentim deve iniciar a partida com: Bento; Orejuela (ou Khellven), Lucas Halter, Pedro Henrique e Abner; Hugo Moura, Christian e Terans;
Marcelo Cirino, Pablo e Cuello. Emprestado pelo São Paulo, o lateral-direito colombiano Orejuela, de 26 anos, atua pela primeira vez com a camisa atleticana. Entre os não que viajaram estão o atacante Vitinho, que passa por sessões de reforço físico, e jogadores que sofreram lesão, como os zagueiros Thiago Heleno e Nicolas Hernandez, os volantes Matheus Fernandes e Léo Cittadini e o meia Cannobio.

Athletico e Caracas se enfrentaram em 2018 pela Copa Sul-Americana, com vitória paranaense nos dois jogos: 2 a 1, na Arena da Baixada, e 2 a 0, no Estádio Olímpico de La Universidad Central de Venezuela, local do confronto desta noite.

O time de Caracas não faz boa campanha no campeonato nacional: após seis rodadas, é apenas o 11º colocado em uma competição de 16 clubes. A equipe venezuelana disputa a Libertadores pela 21ª vez, tendo como melhor campanha a de 2009, quando se classificou para as quartas-de-final.

Esta etapa da Libertadores tem oito grupos de quatro times Os dois primeiros de cada chave avançam para as oitavas-de-final. Athletico e Caracas estão no grupo B, que também inclui o (Paraguai) e o The Strongest (Bolívia), que jogam na próxima quinta-feira (7), às 23h, em La Paz.