O pedágio das rodovias adquiridas pelas duas empresas que arremataram os lotes 1 e 2 de estradas federais e estaduais no Paraná deve começar a ser cobrado no final de março. A informação foi divulgada pelo secretário de estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em entrevista ao CBN Curitiba 1ª Edição desta quarta-feira (31).

Nesta terça-feira (30), o governo federal assinou, junto das empresas, os contratos de concessão para que elas assumam a responsabilidade pelas rodovias. O prazo é de 30 anos e as duas empresas vão investir mais de R$ 30 bilhões em obras em mais de mil quilômetros de estradas. O secretário apontou que o contrato inicia oficialmente em 28 de fevereiro, sem pedágios.

O secretário disse que, mesmo antes do início do período oficial do contrato, as empresas já estarão executando algumas obras de manutenção nas rodovias concessionadas ao longo do mês de fevereiro. Porém, as obras não deverão interferir no fluxo de veículos durante o feriado de Carnaval. Somente depois dessa primeira etapa de obras é que a cobrança da tarifa para os motoristas será autorizada.

As rodovias que compõem o primeiro lote vão ser administradas pela concessionária Via Araucária, que engloba as rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, que passam por Curitiba, região metropolitana, região Centro-Sul e Campos Gerais. No lote 1, acontecerão obras de duplicação em rodovias importantes, como a BR-373 e a BR-277, no interior.


SAIBA MAIS:


O segundo trecho vai ser administrado pela concessionária EPR Litoral Pioneiro envolve trechos das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369, e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro. Para esse lote, será realizada a aplicação de terceira faixa na BR-277 até o litoral.

O contrato foi assinado durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença de autoridades como o presidente Lula (PT) e o governador Ratinho Junior (PSD). O secretário responsável pela Infraestrutura e Logística afirmou ainda que outros reparos na rodovia podem ser antecipados, em caso de necessidade.

O novo modelo de pedágio foi proposto após o governo do Paraná encerrar as concessões antigas, no ano de 2021, devido à insatisfação com a maneira como os contratos eram geridos no estado. No novo modelo, motocicletas de até 150 cilindradas estarão isentas do pedágio. O responsável pela secretaria indicou que os condutores serão avisados sobre o início da cobrança.

Até agora, as principais ligações rodoviárias paranaenses ficaram sob o cuidado do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A situação acabou sobrecarregando o sistema por conta da grande demanda de obras e de eventos naturais, como deslizamentos de terra, nas grandes rodovias, como a BR-277.