Os temporais ainda causam muitos transtornos em cidades do litoral do estado nesta quinta-feira (25). Chove constantemente desde o último fim de semana. Os reflexos da chuvarada deixam pessoas desalojadas, ruas e estradas interditadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em apenas dois dias, desde terça-feira (23), quando as chuvas ficaram mais intensas, até a manhã desta quinta, foram feitos 77 resgates de famílias em áreas alagadas nos municípios de Guaratuba e Matinhos. Ao todo, 158 pessoas foram retiradas de áreas de risco e 60 foram levadas para abrigos.
A Corporação informou que, ao todo, foram realizados 85 atendimentos pelas equipes que atuam no litoral do estado e que não houve vítimas em nenhuma das ocorrências.
Guaratuba está entre os municípios mais castigados pelos temporais. Somente nesta quarta-feira (24) choveu 97 mm e, na terça, o acumulado superou os 221 mm na cidade. A média mensal esperada para todo o mês é de aproximadamente 383 mm. Na cidade, 44 pessoas precisaram ser acolhidas em alojamento do município, pois foram retiradas de áreas alagadas. Em Matinhos, foram 16 moradores encaminhados para o abrigo municipal.
Equipes do Corpo de Bombeiros também atenderam duas situações de deslizamentos de terra. Uma residência localizada no Balneário Prainha, em Matinhos, foi atingida por um desmoronamento de terra. Outra ocorrência de deslizamento foi atendida na rodovia de acesso ao ferry boat, a PR-412. Em ambas as situações não houve vítimas.
SAIBA MAIS:
- Guaratuba vai pedir decreto de Calamidade Pública; volume diário de chuva é o terceiro maior da série histórica do Simepar
- Acumulado de chuva ultrapassa o esperado para o mês em 4 cidades do Litoral; Guaratuba registra 221 mm em um único dia
- Chuva altera programação esportiva e cultural no Litoral do Paraná
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acesso ao Balneário Prainha, em Matinhos, pela Estrada do Cabaraquara, sentido Iate Clube Caiobá, será preventivamente fechado.
Em Matinhos, ainda houve um registro de queda de árvore em cima de uma casa. Ninguém ficou ferido. Em Guaratuba, foi feito um corte de árvore. Em Antonina, foi atendida uma ocorrência de desmoronamento de estrutura de residência que estava abandonada.
Conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), há previsão de chuva para o litoral em todos os períodos desta quinta-feira. Os volumes acumulados devem ficar entre 60 e 80 mm.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes (MDB), conhecido como Rudão Gimenes, falou sobre a situação do município e também informou que há dois pontos para coleta de doações na cidade.
Na noite desta quarta-feira (24), o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD) informou que vai decretar estado de Calamidade Pública em razão das fortes chuvas que ainda atingem o município. Segundo a prefeitura, ainda está sendo feito um levantamento dos estragos causados pelos temporais na cidade para finalizar o relatório e então publicar o decreto.
A Defesa Civil do Paraná enviou ao litoral 150 colchões, 150 cestas básicas e 450 kits de higiene e kits dormitório para Guaratuba nesta quinta-feira.
Pela contabilização da Defesa Civil, de acordo com dados repassados pelas prefeituras do litoral, 417 pessoas foram retiradas de suas casas e colocadas em locais seguros.
A orientação é que moradores e veranistas fiquem atentos aos alertas emitidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Para isso, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199.
Endereços para doações em Pontal do Paraná:
Guarda Civil Municipal: Avenida Sebastião Caboto Nº 1032-1122, Balneário Shangri-lá. Aberto 24 horas. Fone (41) 3455-9630.
Batalhão de Polícia Militar: PR 412 Nº 555, Praia de Leste. Fones (41) 3458-1055 / 3455-9650.