As cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do estado, registraram chuvas intensas desde o fim de semana. O acumulado de chuva registrado em Guaratuba foi superior a 221 mm, somente nesta terça-feira (23), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Ao todo, o Corpo de Bombeiros atendeu 26 ocorrências nos três municípios.

De acordo com as equipes que atenderam as ocorrências, nesta terça-feira, foram 20 situações atendidas, em Guaratuba, e 52 pessoas ilhadas foram retiradas de suas casas. 14 moradores da cidade foram encaminhados para o abrigo municipal no Ginásio de Esportes. Nenhuma pessoa precisou de atendimento médico. Os bairros mais atingidos na cidade foram Brejatuba, Centro, Cohapar, Carvoeiro e Piçarras.

Além dos atendimentos em Guaratuba, o Corpo de Bombeiros atendeu seis chamados em mais duas cidades do Litoral do Paraná. No município de Matinhos, foram 14 pessoas atendidas em quatro ocorrências. Três moradores estavam ilhados. Em Pontal do Paraná, foram duas situações atendidas para retirar seis pessoas ilhadas em residências. Uma situação foi em Pontal do Sul e outra em Praia de Leste.


SAIBA MAIS:


Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve necessidade de encaminhamento para abrigos municipais, nem para atendimento médico, tanto em Matinhos quanto em Pontal do Paraná.

A capitã do Corpo de Bombeiros, que atua no Litoral do estado, Débora Kolossoskei, disse que as equipes continuam o trabalho de remoção de pessoas ilhadas nesta quarta-feira (24).

A Defesa Civil Estadual acompanha a situação das pessoas que precisaram ser retiradas de suas casas, pois a chuva continua, como explicou o capitão Marcos Vidal.

O intenso volume de chuva que atinge as cidades litorâneas, desde o fim de semana, fez o acumulado ultrapassar o esperado para todo o mês de janeiro em Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba e Paranaguá. De acordo com o Simepar, até o momento, em Antonina, foi registrado mais de 505 mm de chuvas; Guaraqueçaba contabilizou 484 mm; em Guaratuba cerca de 474 mm; e Paranaguá acumulou 454 mm.

O meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, falou sobre as chuvas que caem insistentemente, desde o fim de semana, no Litoral do estado.

Conforme o Simepar, seguem mantidas a instabilidade e a condição de chuva para os próximos dias em toda a faixa litorânea do estado e também em parte da Região Metropolitana de Curitiba.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para Litoral do Paraná com validade até a manhã desta quinta-feira (25).

Além das ocorrências de alagamento, o que preocupa são os riscos de deslizamentos nas BR’s 277 e 376 devido ao grande acumulado de chuva dos últimos dias e também em razão da previsão para os próximos, como destacou o capitão da Defesa Civil.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que as pessoas que estiverem em condição de risco, com o nível da água na iminência de entrar na residência, devem entrar em contato com o telefone 193 para que seja feita a retirada da família.

Outro alerta é para os moradores das áreas de risco. Essas pessoas devem deixar suas casas enquanto há possibilidade de sair em segurança e devem procurar um local seguro.