A cidade de Guaratuba vai pedir decreto de Calamidade Pública por conta das fortes chuvas que atingem o município nas últimas 24 horas. Na terça-feira (23), a chuva acumulou 221 mm na cidade, o terceiro maior volume de chuva diária nos últimos 27 anos, segundo a série histórica do Simepar, que teve início em 1997.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, afirmou que o decreto de Calamidade Pública permite buscar recursos financeiros para apoio aos prejuízos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 158 pessoas foram retiradas de áreas de risco em todo o litoral. Ao todo, 51 famílias foram resgatas em áreas alagadas nas cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

SAIBA MAIS:



Equipes da Defesa Civil seguem acompanhando a situação do solo em diversas regiões para evitar deslizamentos, assim o nível dos rios da região. O prefeito também afirmou que estão sendo realizados processo de drenagem, mas que a chuva volumosa está caindo em curto período de tempo.

A chuva também causa preocupação nas estradas, a principal rodovia que liga o litoral do Paraná com o restante do estado vai ser bloqueada a partir das 22 horas desta quarta (24). Essa é uma medida que vem sendo adotada pelas autoridades desde o ano passado em caso de chuvas intensas e possibilidade de deslizamentos.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que a população das regiões afetadas que estiverem em condição de risco, com o nível da água na iminência de entrar na residência, entrem em contato com o telefone 193 para que seja feita a retirada da família.

De acordo com a previsão Simepar, segue a chance de chuva, eventualmente moderada, para o litoral paranaense.