Um novo golpe vem sendo aplicado nos paranaenses e consiste no envio de intimações falsas para o pagamento de dívidas. O alerta é feito pelos cartórios do Paraná para que as pessoas fiquem atentas ao receberem cobranças.

A fraude é aplicada por uma empresa que envia notificações falsas para o pagamento de dívidas e se apresenta como Cartório Nacional de Títulos e Protesto. Milhares de pessoas já foram prejudicadas, pois pagaram para o cartório falso as supostas dívidas.

Os estelionatários enviam cobranças pelos correios, por e-mail e algumas notificações chegam a ser feitas pessoalmente. O diretor comercial do Instituo de Protesto do Paraná (IEPTB/PR), Ricardo Alexandre Costa, ensina como as pessoas devem proceder para verificar a autenticidade de uma cobrança e não cair em golpes.

Cada cartório tem uma circunscrição que fica vinculada ao local onde o devedor mora ou está localizado próximo à região de domicílio. Contudo, as intimações estão sendo enviadas por golpistas que se passam por Cartórios Nacionais de Brasília e usam o nome Serviço Notarial de Títulos e Protesto, que não existe. Para dar credibilidade os fraudadores utilizam o brasão da república, mas com falsas informações sobre leis.

Além disso, segundo Ricardo Alexandre Costa, sempre há urgência na quitação do débito, já que os estelionatários costumam ignorar os prazos legais de cobranças de protestos e exigem que o pagamento seja feito imediatamente. Por lei, após receber a intimação do cartório, o devedor tem até três dias úteis para pagar o valor da dívida. Nesse prazo, a pessoa pode entrar em contato com a empresa para a qual esteja devendo, e também com o cartório. Outro forte indício de golpe é a concessão de desconto, pois os cartórios não fazem negociações.

Em caso de dúvidas as pessoas podem consultar os seguintes sites:
www.pesquisaprotesto.com.br
Tribunal de Justiça do Paraná – www.tjpr.jus.br
Conselho Nacional de Justiça – www.cnj.jus.br