Por decisão da 1ª comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Paraná (TJD-PR), nesta segunda-feira (14), Athletico e Coritiba perderam um mando de campo, por causa do tumulto provocado por torcedores durante o Atletiba do dia 16 de fevereiro, no Couto Pereira (0 x 0). A punição aos rivais não foi a única que envolveu o Campeonato Paranaense neste início de semana. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) afastou por tempo indeterminado o árbitro Cristian Gorski e o auxiliar de arbitragem Alessandro Mori devido aos equívocos no jogo de domingo (13) em Cianorte (Cianorte 0 x 1 Coritiba).

No clássico, a Polícia Militar usou bombas de efeito moral para dispersar torcedores que se provocavam próximos à uma grade na curva de fundos do Couto Pereira. Além das perdas de mando, os dois clubes receberam: R$ 70 mil, o Athletico; R$ 50 mil, o Coritiba.

A dupla Atletiba ainda pode recorrer ao Pleno do TJD, mas a punição anunciada nesta segunda só entra em vigor daqui a dez dias. Por isso, a tabela do próximo final de semana está mantida: Coritiba x Cianorte, sábado (19) no Couto Pereira; Athletico x Londrina, domingo (20) na Arena da Baixada. As duas partidas começam às 16h.

Em Cianorte, foram dois os erros que causaram o afastamento do árbitro e do assistente: a não marcação de um pênalti a favor do Coritiba (toque no braço de um adversário) e a anulação de um gol legítimo do time local. Neste lance, o atacante Rodrigo Alves concluiu de bicicleta ao receber a bola após o cabeceio do zagueiro coxa-branca Luciano Castán. O fato deste cabeceio ter sido de um defensor tornava nulo o impedimento.
O gol marcado por Léo Gamalho aconteceu aos 25 minutos do primeiro tempo, entre as duas falhas da arbitragem. Segundo a FPF, Gorski e Mori irão passar por um período de reciclagem nos próximos dias.

CAMPEONATO PARANAENSE
Quartas-de-final
Rodada de ida
Sábado, 12/3
18h30… FC Cascavel 0 x 1 Maringá (Olímpico Regional, em Cascavel)
Domingo, 13/3
11h… Londrina 1 x 0 Athletico (Estádio do Café, em Londrina)
15h30… SãoJoseense 2 x 1 Operário (Pinhão, em São José dos Pinhais)
18h30… Cianorte 0 x 1 Coritiba (Albino Turbay, em Cianorte)
Rodada de volta
Sábado, 19/3
16h… Coritiba x Cianorte (Couto Pereira, em Curitiba)
18h30… Operário x SãoJoseense (Germano Kruger, em Ponta Grossa)
Domingo, 20/3
16h… Athletico x Londrina (Arena da Baixada, em Curitiba)
18h30… Maringá x FC Cascavel (Willie Davids, em Maringá)

Os vencedores da rodada de ida (Coritiba, Londrina, Maringá e SãoJoseense) têm a vantagem do empate no próximo final de semana.

Os perdedores (Athletico, FC Cascavel, Cianorte e Operário) precisam vencer por um gol de diferença para provocar disputa de pênaltis ou por dois para se classificar no tempo normal.