Os termômetros devem chegar facilmente aos 30ºC nesta semana em Curitiba, segundo o Simepar. Uma massa de ar quente, que está sobre o estado, tem elevado as temperaturas, chegando perto da média histórica que é de 35,9ºC, registrada em janeiro de 2019. O calorão, no entanto, tem rompido o previsto para o inverno, que acaba somente no fim de semana que vem, com o início da primavera no sábado (23).

De acordo com a meteorologista do Simepar, Lidia Mota, essa massa de ar quente deve permanecer sobre a região durante toda a semana.

Nesta segunda-feira (18), na rua XV de novembro, no centro de Curitiba, até as plantas sofriam com o calor e a Secretaria de Meio Ambiente reforçou a rega das flores. Já quem caminhava por lá, procurava uma sombra, como a cuidadora de idosos Cristiane Melo, que veio do Rio de Janeiro para aproveitar a semana quente na capital, mas foi surpreendida pelas temperaturas próximas das registradas na sua cidade natal.

Curitibanos pegam uma sombra para refrescar onda de calor em pleno inverno. Foto: Marinna Prota/CBN Curitiba.

A curitibana Emilia Angeloti disse que o sol de 27º C já pela manhã pediu o uso de uma sombrinha como guarda sol improvisado, para prevenir os problemas causados pelos raios ultravioletas.

E já que é necessário enfrentar o calor, ela pratica alguns cuidados a mais com o aumento da temperatura.

Aloisio Tavares, é aposentado, mora em Curitiba há 19 anos e disse que se preparou para o calor, reforçando a hidratação.

A máxima prevista para esta segunda é de 32ºC, já na terça-feira os termômetros devem bater os 33ºC. O calor vai se intensificar no sábado, com máximas próximas dos 36ºC, de acordo com o Simepar.