Foi aprovado o projeto que autoriza a realização de parcerias entre pessoas físicas e a Prefeitura de Curitiba para a construção de calçadas. Todos os vereadores votaram a favor do texto durante sessão nesta quarta-feira (18).

O projeto destaca que a população é responsável pela calçada em frente aos imóveis, algo que pode não ser viável para alguns moradores da cidade. São nesses casos em que a parceria pode auxiliar em projetos de ampliação desses passeios, como explicou o autor do projeto, vereador Mauro Ignácio (União).

Atualmente a lei municipal determina que a construção e manutenção das calçadas é responsabilidade dos proprietários que vivem em frente. Em alguns casos, cada morador acaba optando por diferentes construções ou não realizam a manutenção dos passeios.

SAIBA MAIS:


Aprovado projeto que pede que restaurantes informem sobre cobrança facultativa de taxas de serviço

Curitiba quer revogar 10 leis de zoneamento urbano


A professora de Arquitetura e Urbanismo do UniCuritiba, Caroline Ganzert Afonso, lembra da importância da padronização das calçadas para facilitar a circulação de pedestres.

Como também foi aprovada uma emenda em segundo turno para ajuste técnico na redação do projeto, ainda será necessária uma terceira votação antes do envio da proposta para análise do prefeito Rafael Greca.