O aplicativo Celular Seguro vai permitir o bloqueio instantâneo de linhas telefônicas e do próprio aparelho celular em casos de roubo e furto. A ferramenta foi lançada nesta terça (19) e começa a funcionar a partir da meia-noite de quarta-feira (20).
As pessoas interessadas em usar o aplicativo precisam fazer um cadastro em uma página na internet, que ainda será divulgada pelo governo federal. Em caso de furto ou roubo do celular, basta a vítima acionar o sistema por um computador que tanto a operadora telefônica quantos os bancos serão notificados no mesmo instante para bloquear os acessos ao aparelho.
SAIBA MAIS:
- Aplicativo incentiva doação de sangue; confira detalhes
- Aplicativo reúne mais de 900 instituições para realização de atividades de solidariedade
- Jovens curitibanos criam aplicativo que ajuda a combater o desperdício de alimentos
A medida tem o objetivo de diminuir os transtornos causados por quem passa por uma situação de furto ou roubo. A intenção é reduzir perdas financeiras e evitar o uso indevido dos contatos para aplicar golpes, tática bastante utilizada pelos criminosos, além da perda de todo o conteúdo que fica armazenado nos celulares.
Esse foi o caso do morador de Curitiba e produtor de conteúdo digital, David Carvalho. O rapaz disse que o prejuízo, além do financeiro, foi o de ter que refazer materiais que já estavam prontos.
David Carvalho disse que já teve dois celulares roubados, no mesmo bairro, em menos de um mês.
O produtor também contou que fazer o boletim de ocorrência foi outra saga, pois a delegacia estava fechada na hora em que ele foi assaltado.
A CBN Curitiba entrou em contato com a Polícia Civil para saber quais são os procedimentos adotados nesses casos e aguarda retorno.