De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), ouvido pela CBN, a previsão de geada forte não se concretizou no Estado e por enquanto, até esta quarta-feira (18), não houve prejuízos para a agricultura paranaense, como destaca Pablo Nitsche, Coordenador Estadual em Agrometeorologia do IDR.

 

O coordenador estadual do IDR explica por qual motivo não houve formação de geada forte em muitas regiões, apenas pontualmente.

 

O Simepar havia levantado a hipótese de “geada negra” para esta quarta-feira (18), em razão da previsão de ventos fortes e frequentes e de frio intenso, com possibilidades de prejuízos especialmente para o cultivo de hortaliças – o que não acabou se concretizando até agora, informa a meteorologista Lídia Mota.

O diretor Agrocomercial da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Paulo Ricardo da Nova, explica que o clima ainda não impacta nos preços.

 

O diretor da Ceasa ressalta também que a Central está bem abastecida. Segundo ele, inclusive, nessa época do ano o consumo de hortaliças cai e sobe o de legumes.