O “apagão de sistemas” ocorrido no mundo todo afetou consumidores de diferentes formas e no Paraná não foi diferente. Quem precisava realizar pagamentos e transferências de bancos ou havia voo programado para esta sexta (19) teve dificuldades.

Diante disso, especialistas lembram que os consumidores têm o direito de recorrer aos prejuízos, mesmo que a pane tenha sido causada por sistemas terceirizados. O alerta é valido principalmente para quem teve o voo atrasado ou cancelado.

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O advogado e doutor em direito do escritório Fachin Advogados Associados, Carlos Pianovski, explica que as companhias precisam oferecer diferentes suportes aos clientes, dependendo do prejuízo levado. As companhias ficariam livres de ressarcimento se o problema fosse apenas ligado ao Controle de Tráfego Aéreo ou outro problema externo, por exemplo.

Em outros casos, como a suspensão na operação de bancos, sites e outros sistemas, a falha não é suficiente para ressarcimento ao consumidor. Ainda assim, o advogado explica que a empresa que contratou o serviço pode exigir suporte da empresa terceirizada.

A falha foi causada por uma atualização em software de segurança da CrowdStrike, que é contratado por muitas empresas, inclusive a Microsoft. Por conta disso, companhias que utilizavam esse sistema acabaram afetadas, com explicou o especialista em segurança da informação, Luis Gonzaga de Paulo.

Apesar de que problemas dessa escala não são frequentes, o pós-doutor em Infusões da Inteligência Artificial e professor do Unicuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, é importante que as empresas não dependam de apenas um sistema.

No Paraná, voos no Aeroporto Afonso Pena foram afetados na manhã de sexta-feira (19), todos eles da companhia aérea Azul. Por meio de nota, a Azul informou que os Clientes afetados estão recebendo assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Confira:

“A Azul informa que a intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a Companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos.

Os clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A orientação é que os Clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. A Companhia recomenda que os Clientes priorizem os check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente, e que cheguem com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados”.

Outro ponto afetado foi o Terminal de Contêineres de Paranaguá, causando fila de caminhões. Por meio de nota, a assessoria informou que os sistemas foram reestabelecidos e que as entradas no portão também já voltaram a ocorrer.

“Com 100% dos sistemas reestabelecidos, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, informa que o fluxo de caminhões nos arredores do Terminal já foi normalizado. Desde a manhã desta sexta, as equipes do terminal têm trabalhado para minimizar o tempo de espera dos caminhoneiros, auxiliando na organização do trânsito e liberando o estresse na via. No momento, o fluxo segue normal”.