A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) abriu nesta terça-feira (18), mais uma consulta pública para que a população possa participar do processo da 2ª Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar.

Desta vez, entre os temas que serão apresentados para receber contribuições dos cidadãos paranaenses, além de empresas e demais entidades interessadas, estão o Plano de Investimentos da companhia e as projeções de mercado para os próximos anos.

Chefe da Coordenadoria de Saneamento Básico da Agepar, Christian Luiz da Silva explica que ambos os temas estão interligados e impactam diretamente na tarifa paga pelos consumidores dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

Além desses dois temas, também entram na consulta pública outros três: custos operacionais eficientes (compostos pelos custos e despesas relacionadas à operação, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, desembolsados pela companhia); receitas irrecuperáveis (parcela da receita faturada, mas que não é recebida devido a inadimplências ocorridas por parte dos usuários); e outras receitas (referentes a serviços a usuários, uso compartilhado de infraestrutura e serviços adicionais de terceiros).

Para enviar suas contribuições, pessoas devem acessar o site da Agepar (www.agepar.pr.gov.br/Pagina/Consultas-Publicas).

Qualquer pessoa, independente de formação acadêmica ou exercício profissional, pode contribuir com sugestões e críticas, desde que elas sejam apresentadas com clareza, além de informar nome do proponente e outros dados pessoais. Não serão analisadas contribuições anônimas. Também não haverá respostas individualizadas para as contribuições, que serão analisadas em conjunto. O prazo para participação popular termina no dia 18 de novembro.

Com informações da assessoria