A CBN Curitiba veiculou na programação nos últimos dias uma série especial de reportagens sobre empreendedorismo social.  Micro e pequenas empresas espalhadas pelo Brasil estão trilhando o caminho que une o viés econômico às demandas sociais – no Paraná, o cenário não é diferente.

Na produção, das jornalistas Andressa Tavares e Joyce Carvalho, confira iniciativas paranaenses que estão mudando, para melhor, a realidade de regiões e de diferentes pessoas; algumas delas, não só nas localidades onde foram concebidas. A série traz, ainda, o panorama do segmento de negócios sociais.

Acompanhe:

Na primeira reportagem, conheça uma startup curitibana com foco na saúde física e mental de pessoas com deficiência. O pequeno negócio ajudou a transformar, por exemplo, a vida de um paulista diagnosticado, aos 38 anos, com esclerose múltipla – hoje, o atleta federado, inspirado na iniciativa do sul, também abriu a própria empresa para ajudar outras pessoas.

 

Na segunda reportagem, saiba como um pequeno negócio conseguiu mudar algo tão complexo como uma fila de espera por consultas com especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS). A startup tem transformado essa realidade no sudoeste paranaense e ainda tem potencial para ganhar outras regiões do país.

 

Na terceira reportagem, a história de uma empresa da capital paranaense que surgiu a partir da maior dor da história de vida da fundadora. A plataforma também cruzou fronteiras e tem impactado a vida de milhares de pessoas com deficiência.

 

Na quarta reportagem, contamos a história de outra startup de Curitiba. O pequeno negócio contribui para a independência de idosos e pessoas com deficiência na cidade.

 

Na reportagem que fecha a série especial, trazemos o panorama do empreendedorismo social no Paraná e no Brasil, com análises do Sebrae Nacional e do Paraná.