Eleitores que não regularizaram o título de eleitor até esta quarta-feira (08) podem solicitar a Certidão de Quitação Eleitoral, alternativa para quem perdeu o prazo e precisa retirar as restrições impostas pela Lei. Pessoas que não estão com o título em dia e não solicitarem a certidão de quitação eleitoral ficam impedidas de se inscrever em concursos públicos; obter empréstimos, passaporte, carteira de identidade, entre outras proibições.
O chefe da 145ª Zona Eleitoral, Neryberto Loureiro da Silva, orienta que é possível entrar em contato com a Justiça Eleitoral para solicitar o processo.
Ele também destacou que muitos eleitores estão com o cadastro em dia mas não ainda não realizaram o cadastro biométrico. Segundo ele, apenas a ausência da biometria não configura irregularidade e não vai impedir que o eleitor vote. É apenas necessário apresentar documento com foto.
O documento de quitação também pode ser emitido pelo Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo link: https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.
Mesmo com essa alternativa, muita gente compareceu à Central do Eleitor para regularizar o título no último dia de atendimento. Esse foi o caso do estudante de direito, Lucas Teixeira da Rocha, que completou 18 anos e enfrentou mais de três horas de fila para poder participar das eleições.
As eleições municipais de 2024 ocorrem no dia 6 de outubro, com eventual segundo turno no dia 27 de outubro para cidades com mais de 200 mil habitantes.