Falta pouco mais de um mês para encerrar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), junto de outras instituições, realiza um evento para atender as pessoas que têm dúvidas sobre a declaração.

A campanha “Declare Certo!” é uma ação de responsabilidade social que realiza atendimentos nesta quinta-feira (25), na Boca Maldita, em Curitiba, das 9h às 16h, e em mais seis cidades do estado.

Na capital, a ação é feita em parceria com a Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR), Fecopar, FAE, PUCPR, entre outras instituições. A 18ª edição da campanha “Declare Certo!” ocorre simultaneamente em várias capitais do Brasil.

No Paraná, além de Curitiba, a ação é realizada em Arapongas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Pato Branco. Em todos os locais, há contadores, empresários do setor contábil, funcionários de empresas de contabilidade e estudantes que dedicam parte do dia para atuar como voluntário no atendimento aos contribuintes.

De acordo com a Receita Federal, cerca de 2,8 milhões de contribuintes paranaenses devem apresentar a declaração do Imposto de Renda no estado. Até o início da manhã desta quinta-feira, foram entregues 1.086.318 declarações em todo o estado, o que corresponde a mais de 38% do total de contribuintes que devem prestar contas ao fisco.

O presidente do Sescap Paraná, Michel Lopes, falou sobre as principais mudanças que devem ser observadas na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024.

Michel Lope disse que as principais dúvidas dos contribuintes, normalmente, são em relação às transações imobiliárias.

O aposentado João Sangaletti foi um dos contribuintes que tirou dúvidas na manhã desta quinta-feira, em Curitiba.

A multa para quem atrasar a entrega da declaração varia de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. A declaração pode ser feita pelo site do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, E-CAC, pelo aplicativo para celular ou pelo programa da Receita Federal para computador.