Neste ano em Curitiba, além de não ter carnaval de rua, também não terá nenhum tipo de comemoração em clubes, como tradicionalmente acontece. A medida foi acertada em reunião recente.

De acordo com Ali Tarbine, presidente do Sindicato dos Clubes do Paraná, Sindiclubes, a medida segue recomendações sanitárias.

A data é uma das que mais movimentava financeiramente os clubes. O presidente afirma que a recuperação virá a longo prazo.

Desde o início da pandemia os clubes sofrem com as medidas restritivas. Ali Tarbine conta que os espaços estão lidando com a situação e buscando alternativas.

Em dezembro do ano passado a Prefeitura da capital decidiu pelo cancelamento do carnaval de rua e anunciou que os festejos acontecerão apenas em ambientes virtuais.

E nesta quarta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde publicou uma nota orientativa recomendando medidas de prevenção à Covid-19 que devem ser adotadas durante o feriado de Carnaval. Além da importância de completarem o esquema vacinal, as pessoas devem redobrar os cuidados como o uso de máscara e de álcool em gel e evitar aglomerações.

O documento orienta que eventos sejam em ambientes abertos e, nos casos de locais fechados, que a lotação máxima seja de 70% da capacidade. Os organizadores de eventos também são responsáveis pela elaboração, execução e monitoramento do protocolo de segurança dos colaboradores, fornecedores e público em geral.
A Nota ainda ressalta as ações a serem executadas pelos organizadores dos eventos para que seja garantida a informação, como deverá ser o controle de acesso aos locais, os sanitários e a alimentação.