Os preços dos fertilizantes nitrogenados apresentaram a maior inflação no ano que passou, somando alta de 61% em relação à 2020.

De acordo com dados de especialistas do setor, no ano de 2021, o mercado mundial experimentou uma disparada generalizada nos preços dos fertilizantes minerais.

Ainda de acordo com especialistas em fertilizantes, os fertilizantes cálcicos são uma alternativa interessante por estar prontamente disponível. Além disso, pode ser de grande benefício se aplicados nos campos nas semanas que antecedem as colheitas da primavera.

Em ano de arroba histórica, o volume financeiro de contratos futuros do boi gordo na bolsa de valores B3, movimentou $65 bilhões de dólares em 2021, com opções de compra e venda. O valor é 56,5% maior em comparação à 2020 e o maior da última década.

Os dados de negociações fazem parte da consolidação da movimentação de ativos da B3 no ano passado.

De acordo com analistas da Agrifatto, os preços médios em dólar da arroba do boi gordo brasileiro atingiu nesse mês $ 60,35 dólares a arroba parcial de janeiro, em São Paulo, valor que é considerado o maior patamar em 6 meses.

Cautela é a recomendação dos especialistas da Embrapa Gado de Leite de Minas Gerais para o setor lácteo no ano que se inicia.

Fatores decorrentes da pandemia como desemprego, redução de renda e endividamentos das famílias brasileiras continuaram impactando o setor em 2022, que precisará se adaptar a custos de produção ainda mais altos.

Mas projeções apontam um cenário positivo para a próxima década, com o crescimento esperado de 36%, impulsionado pelo aumento da população mundial e pela elevação no poder aquisitivo nos países da Ásia, África e na América Latina, de acordo com informações da Embrapa Minas Gerais.