Os vereadores de Curitiba estão em recesso a partir desta segunda-feira (20), mas a Prefeitura da capital deve acioná-los já no início do ano que vem. Isso porque o projeto de reajuste dos salários dos servidores municipais deve ser enviado à casa de leis antes do fim do recesso dos parlamentares.

Em entrevista à reportagem da CBN Curitiba, o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (Pros), explicou como será o trâmite.

Em 2021, foram realizadas 115 sessões plenárias, sendo que a média de frequência dos vereadores foi de 99%. Nas últimas semanas, projetos do executivo entraram em regime de urgência para votação, fazendo com que o início do recesso fosse adiado.

A expectativa do presidente da Câmara para 2022, um ano eleitoral, é de muito diálogo.

Além do balanço administrativo, a última sessão do ano teve na pauta dois projetos que passaram por aprovação em segundo turno. A primeira é a proposta do executivo que promove a regularização cadastral do Memorial de Curitiba, da Casa Culpi e de bosque nativo localizado em Santa Felicidade. O projeto foi aprovado com 36 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. Com isso fica aprovada a compra dos três lotes, que atualmente pertencem à Urbs, incorporando-os ao patrimônio do Município.


Outro projeto que passou por confirmação em plenário foi o de Toninho da Farmácia (DEM), que denomina de Saionara Aparecida da Silveira Galacho, um dos logradouros públicos ainda não nominado. A proposta foi aprovada com 32 votos favoráveis.