Um levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), realizado em 2020, revelou que mais de 184 mil animais vivem em ONGs de proteção animal ou com grupos de protetores no Brasil. Cerca de 96%, ou seja, mais de 177,5 mil, são cães e 4%, mais de 7 mil, são gatos abandonados ou resgatados de maus-tratos.

Esses números não consideram os animais em condições de vulnerabilidade , que vivem nas ruas. Curitiba mantém vários programas que combatem os maus tratos.

Conforme lembra o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da prefeitura, Edson Evaristo, recentemente houve mudanças na legislação municipal, referentes à esse tema.

Para chamar atenção para essa realidade, desde 1992, no terceiro sábado de agosto, é celebrado o Dia Internacional do Animal Abandonado. Adotar, é um gesto de amor, mas é preciso muita consciência, conforme lembra a veterinária Alessandra Farias, que dá dicas sobre a adoção consciente.

Alessandra lembra que os bichinhos vivem bastante tempo e e por isso, a decisão de adotar, deve ter isso em mente.

Uma publicação na internet e um caso de amor à primeira vista. Assim recomeça a história de vida do Nico, um felino paraplégico e sem raça definida, que atualmente conta com mais de 19 mil seguidores em uma rede social.

Resgatado ainda filhote por uma ONG de proteção animal, Nico precisou amputar as duas patinhas traseiras para que tivesse melhor qualidade de vida. Hoje ele anda de cadeira de rodas e tem uma nova casa, na chácara da empresária Elaine Almeida.

O apelido dado à cadeira de rodas é por causa da atitude do bichano, sempre que é colocado nela! Ele ativa o modo turbo!

A tutora conta que Nico faz o maior sucesso nas redes sociais, mas não é intencional.

Quem quiser ver as imagens do Nico, é só clicar neste link, no endereço _gato_nico

Ouça a matéria completa: