O programa Cartão Futuro passou por algumas alterações. Agora ele permite que jovens de até 24 anos possam participar e também retirou o limite de idade para Pessoas com Deficiência. Além das pessoas com deficiência, egressos de unidades prisionais, egressos do Sistema de Atendimento Socioeducativo ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas , mais algumas situações foram encaradas como condição de vulnerabilidade: situação de medida protetiva de acolhimento institucional, programa de acolhimento familiar, crianças e adolescentes vítimas de trabalho infantil ou trabalho análogo à escravidão, nestes casos a empresa contratante que aderir ao programa passa a ter direito ao benefício no valor de 450 reais.

O Programa Cartão Futuro é uma política pública criada em 2019, no Paraná, que tem por objeto dar incentivo econômico para estabelecimentos que contratarem jovens aprendizes em situação de vulnerabilidade.

O Assessor Técnico do Departamento do Trabalho da Secretaria de Estado da Justiça, Joaquim Pedro, explica que outra alteração diz respeito a negociação direta com a empresa, ou seja, o contrato não precisa mais ser realizado através da Rede Sine ou outras empresas similares.

A prioridade continua sendo o atendimento aos jovens em situação de maior vulnerabilidade, oferecendo formação técnica e acesso ao mercado de trabalho, como explica o assessor.

Para participar, o interessado deve atender alguns requisitos, um deles é a renda que também sofreu mudanças, passou de meio salário mínimo per capita para renda total familiar de até 3 salários mínimos.

Seguem valendo as regras que estimulam a frequência escolar no ensino fundamental ou médio, ou em cursos de educação de jovens e adultos.