Deu Paraná no confronto paranaense que valeu vaga para as oitavas-de-final da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (30), na Vila Capanema, o time do técnico Omar Feitosa empatou com o FC Cascavel no tempo normal, por 0 a 0, e venceu nos pênaltis, por 5 a 4. O destaque nas cobranças foi o goleiro Felipe, com duas defesas festejadas por mais de 11 mil torcedores, recorde de público este ano no estádio tricolor. O jogo poderia ser decidido durante os 90 minutos em uma cobrança de pênalti, mas nesta Rafael Silva chutou para fora. Nas cobranças extras, Rafael Silva fez gol.

O Paraná é o único paranaense que continua na quarta divisão nacional. Além do FC Cascavel, também foi eliminado neste sábado o Azuriz, de Pato Branco, que perdeu para o São Bernardo, por 2 a 0, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Na próxima etapa, o Paraná vai enfrentar o Pouso Alegre. Será um reencontro: em março, pela primeira fase da Copa do Brasil, a equipe mineira jogou em casa e venceu, por 2 a 0, e eliminando o time paranista. O primeiro confronto pelas oitavas-de-final vai acontecer no próximo fim de semana, na Vila Capanema.

O acesso de quatro clubes para a Série C de 2023 será apontado na semifinais. Ou seja, restam duas fases (quatro rodadas) para a definição dos que sobem de divisão.

O jogo

O primeiro tempo foi amarrado e o segundo mais aberto. Nos dois, o Paraná finalizou mais, incluindo o desperdício de Rafael Silva no pênalti aos três minutos da etapa final, após João Felipe ser derrubado dentro da área.

Outras investidas do mandante, com Marcelinho, Rafael Siva e Iacovelli foram barradas por André Luiz (goleiro), William Simões e Jacy, respectivamente. Pelo FC Cascavel, Victor Daniel concluiu por cima do travessão e um disparo de Lucas Coelho parou nas mãos do goleiro Felipe.

A decisão foi para os pênaltis porque os dois confrontos terminaram empatados: sábado passado (23), deu 0 a 0 em Cascavel. Nas cobranças, assim como Felipe, André Luiz também fez duas defesas (leia na ficha abaixo). A diferença é que a equipe do estado mandou uma bola para fora, no chute de Rodrigo Alves.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série D
2ª fase, rodada de volta
Sábado, 30/7 – 16h – Vila Capanema
PARANÁ 0 x 0 FC CASCAVEL
Pênaltis: Paraná 5 x 4
Pênaltis convertidos: Dirceu, Kadu, Rafael Silva, Lucas Oliveira, João Felipe (Paraná), Robinho, Willian Gomes, Lucas Coelho e Giaretta (FC Cascavel)
Pênaltis defendidos: André Luiz (FC Cascavel) contra Evandro e Iacovelli; Felipe (Paraná) contra Gama e Léo Itaperuna
Pênalti para fora: Rodrigo Alves (FC Cascavel)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Michael Correia e Lilian da Silva Fernandes Bruno, todos do Rio de Janeiro
Cartões amarelos: Moisés Gaúcho (Paraná), William Simões, Victor Daniel, Libano (Cascavel)
Renda: R$ 346.660,00
Público: 11.602 pagantes (total: 13.119)
Paraná: Felipe; Lucas Oliveira, Franklin, Dirceu e Rael; Moisés Gaúcho (Kadu), Lucas Buchecha (Evandro), Albano (Iacovelli) e Marcelinho (João Felipe); Everton Brito (Ueslei Brito) e Rafael Silva; técnico: Omar Feitosa.
FC Cascavel: André Luiz; Willian Gomes, Jacy e Fernando; Libano, Michel (Rodrigo Alves), Gama, Robinho e William Simões (Diego Giaretta); Victor Daniel (Lucas Itaperuna) e Lucas Coelho; técnico: Tcheco.