Os acidentes de trânsito tiveram um crescimento de 20% nas últimas seis semanas na região de Curitiba de acordo com as secretarias de saúde e de segurança pública do Paraná. Diante dos casos e da preocupação com as ocupações em hospitais, agentes de trânsito iniciaram uma campanha de conscientização sobre o trânsito, nesta quinta-feira (02).

Ao longo do mês, agentes de trânsito vão distribuir folhetos educativos e conversar com motoristas sobre o respeito às leis para evitar acidentes. O diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves, explicou que há uma preocupação com o número de internamentos por acidentes. Segundo ele, prevenir acidentes também abre espaço para o atendimento de outras doenças.

Ele também explicou que o monitoramento de casos de internações têm mostrado que cerca de 40% dos encaminhamentos nos hospitais são causados por acidentes, um dos principais causadores de internamentos, junto com outros fatores externos.

As orientações para a população incluem o respeito aos limites de velocidade e atenção ao dirigir. Para motociclistas, por exemplo, dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) mostram que o uso do capacete previne 69% dos traumatismos crânio-encefálicos e reduz em 72% o risco de lesões graves.

O secretário de segurança pública do estado, Coronel Hudson Teixeira, explicou que as ações educativas vão acontecer nos grandes centros urbanos de todo o Paraná, com preferência pelos horários com maior ocorrências de trânsito.

Também como parte das campanhas, serão realizadas blitzes educativas e contação de histórias para crianças, ações conjuntas para coibir o uso indevido de ciclistas e pedestres nas canaletas. Entre janeiro e março de 2024, já foram registrados 17 acidentes nas canaletas, com 13 feridos. Em Curitiba, as ações nas canaletas vão ocorrer nos dias 06, 13, 20 e 29 de maio, segundo a prefeitura.