Linhas de tubos que serão utilizadas para dragagem da praia de Matinhos, no litoral paranaense, começaram a ser colocadas no mar, neste domingo (5), em mais uma etapa dos trabalhos de recuperação da orla de Matinhos.

Conforme o governo estadual e o consórcio responsável pelos serviços, os tubos soldados estão sendo colocados na água no Balneário Flórida e serão transportados via mar até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná, onde iniciarão os trabalhos, previstos para este mês.

Ao todo, serão 2,6 km de tubulação no trecho marítimo, que será acoplada à draga, e mais 1,8 km ao longo da orla para o espalhamento da areia na praia.

Um comunicado oficial foi encaminhado a todos os usuários de embarcações nas proximidades para que fiquem atentos à movimentação entre os balneários de Matinhos e o Morro do Boi, um trajeto de 6,3 km contemplados pelas obras de recuperação da orla. O processo de dragagem consiste na retirada da areia do fundo do mar e, posteriormente, ela é espalhada na orla. Essas intervenções preveem o engordamento da faixa de areia em até 100 metros neste trecho.

As obras de recuperação da orla de Matinhos compreendem os serviços de engordamento da faixa de praia por meio de aterro hidráulico, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima, bem como a pavimentação e a recuperação de vias.

De acordo com o Governo do Paraná, as intervenções são necessárias para minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral, que comprometem boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer na região.

Ainda segundo o Poder Executivo estadual, as obras têm previsão de serem finalizadas em 32 meses.