Cerca de 250 policiais federais, rodoviários federais e também policiais penais federais fizeram uma mobilização pacífica, em frente à sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. A ação foi para reivindicar a valorização profissional, com reajuste salarial e reestruturação das carreiras.

Os manifestantes carregavam faixas pedindo o reconhecimento do trabalho das polícias da União. Também foi usado um carro de som para divulgar as reivindicações e para chamar a atenção de quem passava pelo local. Não houve bloqueio no trânsito no entorno da sede da Polícia Federal.

A mobilização foi aprovada em assembleia e aconteceu nos 26 estados e também no Distrito Federal.

O presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Paraná, Sidnei Nunes, afirmou que os policiais dos três órgãos estão unidos para cobrar ações do Governo Federal, que fez várias promessas de valorização das Forças de Segurança e gerou expectativa em todos os policiais do país.

Sobre o reajuste de 5% proposto pelo Governo Federal, o presidente do sindicato ressaltou que cobre apenas a alta do Plano de Seguridade Social (PSS), que aumentou de 11 para 16%.

O delegado da Polícia Federal, Algacir Mikalovski, que é presidente do sindicato dos Delegados de Polícia Federal, também enfatizou que espera o cumprimento das promessas pelo Governo Federal. Mikalovski reivindicou equidade no tratamento entre os órgãos federais.


Diretor regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Jorge Fayad Nazário, disse que a manifestação é um alerta para o Governo Federal, que prometeu reestruturação das carreiras e também que corrigiria perdas salariais.

O representante do sindicato enfatizou que a Polícia Federal continua trabalhando no combate à criminalidade, com a realização de operações e apreensões. Ele afirmou que caso o Governo não cumpra as promessas feitas os policiais adotarão medidas mais drásticas.

A CBN entrou em contato com a assessoria do Governo Federal, por e-mail, para comentar sobre essa mobilização e aguarda resposta.